segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Recomendamos: Perereca entrevista Cláudio Puty

"O governo do PSDB foi um governo centralizado na capital e um governo que, ao se deparar com a complexidade dos problemas na saúde, na educação, na segurança, resolveu fazer o mais simples, a partir de obras vistosas – o que não se pode dizer que seja uma coisa pouco inteligente; é uma coisa muito inteligente, só que não muda o estado. Então, em vez de enfrentar os problemas da municipalização da saúde, os problemas da saúde básica, preferiram construir hospitais de média e alta complexidade nas regiões - mesmo sabendo que a manutenção desses hospitais, por ano, seria mais cara até que a sua construção – em vez de empreender o processo, que é muito mais difícil, muito mais complicado, de fortalecimento da saúde básica. É isso que nos diferencia. Em todas as áreas você acha esse padrão pragmático/centralizador. Um padrão que funciona muito bem para as eleições, tanto que ganharam duas e disputaram a terceira. Mas, como eu disse, não resolve os problemas do povo. Daí a eleição da Ana Júlia. Eu poderia falar de várias outras características, mas acho que essa é a que simplifica mais."

O trecho acima foi retirado de uma das perguntas da jornalista Ana Célia Pinheiro ao chefe da Casa Civil do Governo do estado, o economista Cláudio Puty. Esta entrevista deu muito o que falar, e foi comentada em diversos blog por aí, em especial os blogs Hupomnemata, do Hiroshi Bogéa e o Espaço Aberto. Contudo, ao contrário dos demais que procuraram fazer um estudo dos mitos subentendidos na fala da jornalista e um ponto a pontos das questões mais relevantes descortinadas na entrevista, o Espaço Aberto, na sua arrogância corriqueira, procura desconstruir a fala do chefe da Casa Civil.

Sempre se considerando o dono da verdade, o blogueiro se incomoda com a possibilidade de Puty vir a ser candidato a qualquer cargo eletivo em 2010. Puxando pela memória, lembremos que este é uma acontecimento bastante comum, em qualquer governo, que secretários sejam candidatos. Fiz uma breve pesquisa e coloco aqui alguns links que mostram possíveis candidatos/secretários.



Um detalhe interessante: no governo Jatene, o então chefe da Casa Civil, Zé Carlos Lima, candidatou-se a deputado estadual. O próprio Jatene, que fora chefe da Casa Civil no Governo Almir, candidatou-se na condição de secretário. Será que na época o então apenas jornalista e editor de veículos da família Maiorana indignou-se tanto assim??? Não sei, mas corro o risco de ser desafiado a provar ou rebater qualquer coisa pelo blogueiro.

Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olhe, parabéns pela busca. Ela já é um bom início de parâmetro para o debate sobre possíveis candidatos que ainda permanecem no cargo. Puty não tem que sair coisa nenhuma. Essa "demanda" é de quem quer alijá-lo como liderança. O argumento é uma desculpa furada. Não há ilegailidade nem comprometimento de sua atuação, por ora, pelo menos. E isso não é só por estas paragens, como se vê pela sua busca. Os sofismas têm sido comumente usados contra o Puty.

Levi Menezes disse...

Anônimo cujo comentário foi recusado:

que bom que você tem mantém algum respeito por mim, pois eu não respeito quem usa do anonimato pra atacar outras pessoas. Duvido você ter coragem de me falar na cara o que disse escondido pelo manto do anonimato...