domingo, 18 de outubro de 2009

Recomendamos: Manguezais: As florestas da Amazônia costeira

"(...) são necessárias medidas governamentais e sociais, como informação, discussão e aplicação das leis que proíbem a pesca ou captura de diversas espécies em períodos de reprodução e acelerar a elaboração e implantação dos planos de manejo das reservas extrativistas já criadas. Além disso, o gerenciamento costeiro regional deve orientar o crescimento urbano e o uso do espaço nas cidades costeiras. É preciso, antes de tudo, que governo e sociedade despertem para a realidade de que nossos recursos naturais são finitos e de
que o uso e aproveitamento de áreas costeiras devem ser planejados, respeitando os limites humanos e ambientais. Só assim será possível garantir o espetáculo de beleza das florestas de mangue da Amazônia costeira."

Recomendamos a leitura do artigo publicado na última edição da revista Ciência Hoje, publicação de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os autores, Moirah Menezes e Ulf Mehlig, são doutores em botânica e professores do curso de biologia do campus Bragança da Universidade Federal do Pará.

Com muito trabalho, os dedicados professores da Ufpa estão construindo um curso de alta qualidade no interior do estado, que hoje dispõe de curso de mestrado e agora doutorado em estudos costeiros. Uma mostra que a interiorização dos cursos superiores, associada às necessidades e potencialidades de cada região pode trazer grandes resultados.

Os estudos desenvolvidos pelo Instituo de Estudos Costeiros da Ufpa podem ajudar e muito o desenvolvimento da atividade pesqueira da região bragantina, evitando o desaparecimento dos recursos naturais e o consequente empobrecimento de uma grande população.

Paea ler mais, clique aqui.

Nenhum comentário: