quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Meia Passagem Revisited

Militantes aguerridos do movimento estudantil reunir-se-ão na próxima sexta-feira, no sebo Cultura Usada, na avenida Assis de Vasconcelos. Mas acalmem-se, empresários de ônibus. Não se trata do retorno da UMES, nem de uma mobilização pela meia passagem intermunicipal. Mas sim de um encontro dos dinossauros que construíram o movimento estudantil de lutas que lutou e conquistou o direito a meia passagem para todos os estudantes da região metropolitana de Belém sem restrições, no final dos anos 80/ início dos anos 90.

Naquele anos, em meio todos o caos social oriundo da inflação galopante, o movimento estudantil lutava pela redução da tarifa. Primeiro conseguiu os tickets, limitados a um número determinado para estudantes primários, secundaristas e uniersitários. Depois, a sua ampliação. Finalmente, a carteirinha, com o direito ilimitado de uso, compreendendo que atividades como arte, cultura, esporte e lazer, quando realizadas fora do horário de aulas, também são direitos do estudante e complementares às atividades de classe.

Mas esta conquista não foi fácil. Jader Barbalho e Hélio Gueiros, governadores de então, não deixaram por menos, e mandar a polícia sentar a borracha nos estudantes. Após muitas batalhas, os estudantes conseguiram ver aprovado seu direito em sua plenitude.

Estas reuniões no sebo do nosso amigo Carlos Lima tem por objetivo reunir os velhos e combativos companheiros, hoje com cabelos brancos, barrigas um tanto quanto proeminentes, marcas de expressão no rosto, em torno do resgate das histórias vividas naquele tempo. À parte as diferenças das correntes, a intenção é reunir todos, para rir e confraternizar.

Nenhum comentário: