sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Conflitos no PMDB. Existem, ou são apenas ilusões de tucanos?


A semana começou com a repercussão, em blogs de inspiração tucana, da filiação de Zeca Pirão ao PMDB. Afinal, pode se perguntar um leitor, que mal há nisso? Zeca Pirão já não estava alinhado com o PMDB, tanto que fora vice na chapa de Priante à Prefeitura?

Para os tucanos, contudo, a entrada de Pirão pelas mãos de Elcione e Helder Barbalho, com a sinalização de uma possível dobradinha entre o primeiro e a segunda, significaria uma oportunidade de ver o barraco acontecer também na casa vermelha de bolinhas pretas. Para isso, seu blogueiro oficial fora escalado com a tarefa de repercutir a ilação sobre o mal estar causado em Priante com a possível traição de Pirão.

A resposta de Helder veio no dia seguinte, através do blog de Marcelo Marques, o Bacana. Em longa entrevista, Hélder negou que tivesse passado por cima de Priante, como sugeriu o blog tucano. Negou inclusive que fosse um rolo compressor, se comparando a um pequeno trator, o que levou a publicação da infame charge onde Helder aparece com corpo de jumento. Helder afirmou ainda que não existem disputas no PMDB, como nos demais partidos, porque estaria submetido a liderança inconteste de seu pai, Jader Barbalho.

O blog oficioso do PSDB, contudo, insiste que a filiação causou mal estar entre Priante e a cúpula da família. Insiste tanto que, apesar de publicar as ponderações de Helder, em seguida nega a veracidade, em seu estilo característico. Se causou ou não, não podemos afirmar. Afinal, Priante não veio à público reclamar da filiação de Pirão. Também pudera. Depois de todos esforço empreendido pelo próprio Priante para aproximar seu ex-colega de chapa, seria muito ridículo que viesse a público reclamar.

De qualquer forma, mesmo que haja desconforto, a família Barbalho tem por hábito tratar seus problemas de forma bastante reservada. Não sei na casa de quem, mas com bastante discrição, lavam a roupa suja e combinam as reparações a que cada um tem direito nas composições que buscam, sempre, privilegiar as decisões do velho capo.

Não cometem os mesmo erros que o PSDB vem cometendo. Ao primeiro aceno de Jader, Almir e Tapiocouto foram à primeira página do Diário desancar Jatene. Os tucanos precisam aprender com o Sobrancelhudo que roupa suja se lava em casa, lá no fundo do quintal. E em silêncio.

Nenhum comentário: