segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Jader Barbalho: Denúncias requentadas e a disputa do senado em 2010


Cidadão incauto que chegue a Belém e leia o noticiário regional de O Diário do Pará poderá chegar precitadamente à conclusão de que o jornal presta um grande serviço á democracia. Em especial, por denunciar as ligações perigosíssimas entre o prefeito e a empresa Belém Ambiental.

Contudo, uma leitura do cenário político e as pretensões do proprietário do grupo, o deputado federal, ex-governador do Pará, ex-senador e ex-presidente do Senado Federal, Jader Barbalho, desfazem esta primeira impressão.

Apesar de muitos de seus seguidores, tanto nas empresas de comunicação quanto no campo da política, afirmarem que Jader almeja retornar ao governo, suas movimentações indicam que o interesse do Sobrancelhudo é retornar à casa da cumbuca emborcada.

É público e notório o desagrado do prefeito Duciomar Costa em lidar com as questões paroquiais da capital paraense e seu desejo de retornar à Brasília, onde, dizem, fora seduzido pelas belezas da cidade. Duciomar, para Jader, é um potencial adversário, por dispor da máquina da capital, onde Jader é mais rejeitado. Vide a derrota de seu primo José Priante em 2008.

Isto explica o furor com que as denúncias contra a Belém Ambiental tem retornado à manchetes de seu jornal. Aliás, destaco o verbo retornar, pois tais denúncias são mais requentadas que a maniçoba do Círio. Explica também o destaque dado à pesquisa do DEM, bem como notinhas maldosas tentando indispor Paulo Rocha com os garimpeiros de Serra Pelada.

Outras fontes sugerem que o desagrado de Jader com o prefeito tem natureza comercial, haja vista os gastos milionários em publicidade que a municipalidade tem feito em veículos da família Maiorana, inimigos mortais de Jader Barbalho.

O certo é que Jader, político veterano e experiente, com processos por desvios de dinheiro aguardando o fim do seu foro privilegiado, não pode ficar sem mandato. Jader sabe disso, e nem a mais bela parlamentar poderá fazê-lo mudar de idéia.

Ps. E você deve estar se perguntando: E Valéria? Por que Jader não bate em Valéria? Ora meu caro, Jader não vai perder seu tempo chutando cachorro morto...

2 comentários:

Anônimo disse...

Já está no ar o novo blog do deputado Carlos Bordalo (PT): www.bordalo13.blogspot.com. Aí em baixo a apresentação que ele fez. Hoje, já tem peia nos tucanos.

Na blogosfera, com o Pará em pauta
Bom dia amigo e amiga leitora paraense,

Com o entusiasmo despertado pelo pioneiro nessa seara, nosso querido Juvêncio de Arruda, a partir de hoje entro neste vigoroso mundo da blogosfera, para discutir diariamente com você grandes temas do estado do Pará, da Amazônia e do Brasil.


Diferentemente do meu site anterior, que era mais voltado à prestação de contas virtual da minha atividade parlamentar, onde vez por outra me posicionava sobre fatos de destaque na opinião pública, agora, no Bordalo13, manifestarei minha opinião cotidiana sobre os acontecimentos, principalmente os políticos, sempre com o espaço dos comentários livres para a nossa interação, seja por convergências, divergências ou em busca de um bom bate-papo.

Não quero apenas cumprir a missão republicana de aproximar "representantes e representados", mas travar a boa disputa democrática de pontos de vista acerca dos rumos do nosso estado, com o olhar crítico, mas bem posicionado na margem esquerda da nossa baía social.

No blog, também oferecerei links para outros sites pessoais alternativos aos Noblats, Reinaldos Azevedos, Josias de Souzas e Lúcias Hipólitos, assim como portais de revistas e jornais com outras abordagens que não as da Veja, Isto É, Época, Estadão, Globo ou Folha. Nada pessoal. Só penso que se na grande imprensa o contraditório é pouco valorizado, é bom procurar por ele em outros lugares.

Se você odeia o PT e quer "acabar com essa raça", mas gosta da democracia, venha discutir comigo neste espaço. Se você, internauta paraense, há tempo procurava um lugar na internet, na blogosfera, mais próximo de opiniões de esquerda, seja bem-vindo. Se quer apenas informação política, sinta-se à vontade para ler, mandar sugestões e participar.

Amanhã começarei as postagens, trazendo para a arena balanço e perspectivas do governo Ana Júlia e os caminhos para a vitória do povo em 2010.

Até lá!

Anônimo disse...

Pra quê bater em cachorro morto... hehehe...