segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Jader Barbalho: Denúncias requentadas e a disputa do senado em 2010


Cidadão incauto que chegue a Belém e leia o noticiário regional de O Diário do Pará poderá chegar precitadamente à conclusão de que o jornal presta um grande serviço á democracia. Em especial, por denunciar as ligações perigosíssimas entre o prefeito e a empresa Belém Ambiental.

Contudo, uma leitura do cenário político e as pretensões do proprietário do grupo, o deputado federal, ex-governador do Pará, ex-senador e ex-presidente do Senado Federal, Jader Barbalho, desfazem esta primeira impressão.

Apesar de muitos de seus seguidores, tanto nas empresas de comunicação quanto no campo da política, afirmarem que Jader almeja retornar ao governo, suas movimentações indicam que o interesse do Sobrancelhudo é retornar à casa da cumbuca emborcada.

É público e notório o desagrado do prefeito Duciomar Costa em lidar com as questões paroquiais da capital paraense e seu desejo de retornar à Brasília, onde, dizem, fora seduzido pelas belezas da cidade. Duciomar, para Jader, é um potencial adversário, por dispor da máquina da capital, onde Jader é mais rejeitado. Vide a derrota de seu primo José Priante em 2008.

Isto explica o furor com que as denúncias contra a Belém Ambiental tem retornado à manchetes de seu jornal. Aliás, destaco o verbo retornar, pois tais denúncias são mais requentadas que a maniçoba do Círio. Explica também o destaque dado à pesquisa do DEM, bem como notinhas maldosas tentando indispor Paulo Rocha com os garimpeiros de Serra Pelada.

Outras fontes sugerem que o desagrado de Jader com o prefeito tem natureza comercial, haja vista os gastos milionários em publicidade que a municipalidade tem feito em veículos da família Maiorana, inimigos mortais de Jader Barbalho.

O certo é que Jader, político veterano e experiente, com processos por desvios de dinheiro aguardando o fim do seu foro privilegiado, não pode ficar sem mandato. Jader sabe disso, e nem a mais bela parlamentar poderá fazê-lo mudar de idéia.

Ps. E você deve estar se perguntando: E Valéria? Por que Jader não bate em Valéria? Ora meu caro, Jader não vai perder seu tempo chutando cachorro morto...

Um comentário:

Anônimo disse...

Pra quê bater em cachorro morto... hehehe...