segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ana Júlia apresenta políticas de governo aos blogueiros paraenses

Após duas rodadas, os blogueiros Carlos Barreto (Flanar), Franssinete Florenzano (Urua Tapera), Ércio Bemerguy (Mocorongo), Carlos Kayath (CJK), Milton Pereira e Rui Santana(Ananindeua em Debates), Miguel Oliveira perguntaram à governadora Ana Júlia sobre a divisão do Pará, investimentos do governo para a região oeste do Estado, investimentos na região metropolitana, empréstimos e a saúde financeira do Estado, bem como os problemas na saúde e no transporte na região metropolitana. Os blogueiros conversam com a governadora no Palácio dos Despachos, nesta segunda-feira (23).

A governadora afirmou que as obras do ação metrópole estão em curso e, numa segunda fase, atingirão as vias de acesso, como a BR, Almirante Barroso e Augusto Montenegro, criando condições para a criação do transporte intermodal.

Sobre os empréstimos, ela afirmou a saúde financeira do Estado, e declarou que, ao contrário do que dizem pela internet, nenhum empréstimo foi feito para pagar a folha, já que isso é impossível.

Sobre a divisão, Ana Júlia disse que estranha que estes debates surjam sempre às vésperas de eleições. Disse ainda que o debate é feito de forma romântica, levando algumas pessoas a crer que a emancipação será a solução de todos os problemas, e que seu governo está trabalhando por todas as regiões como nenhum governo jamais o fez.

Sobre a região oeste, a governadora declarou que está atuando em Santarém. Fez asfaltamento de ruas em Santarém, a estrada que liga o aeroporto a alter do chão, o centro de convenções já está licitado, e o parque tecnológico em Santarém terá suas obras iniciadas. Outra obra em curso é a construção de estrada e ponte para Mojuí dos Campos, o mais novo município do Estado. "Trabalhei muito para a criação da UFOPA", disse a governadora, mas "tem muito político por aí querendo ser o pai de um projeto que só poderia ser criado pelo presidente Lula".

Sobre a saúde, a governadora lembrou que a Santa Casa estava operando no limite de sua capacidade. "Em maio de 2004, morreram mais de 600 crianças", disse Ana Júlia, "mas a imprensa na época não dizia nada. Vou entregar o governo com a construção da nova Santa Casa". A governadora informou que seu governo está investindo na saúde nos municípios, através do repasse fundo a fundo e da capacitação, para fortalecer a saúde preventiva e, assim, desafogar os hospitais. Quanto ao Ophir Loyola, a governadora está instalando equipamentos para o tratamento do câncer através de radioterapia. Outra área importante é o fortalecimento da saúde da família. "Quando comecei meu governo, a cobertura do saúde da família estava em 22%. Vamos encerrar 2010 com quase 50% dos domicílios atendidos".

Um comentário:

. disse...

Falando assim, parece que só tinhm esses bligueiros lá. Tinha muito mais. Só que eu me recordo agora, ainda tinham Wagner Okasaki, do Belenâmbulo; CJK; e Luiz Paulo, do Observatório Eleitoral.

Tinha uma galera lá que eu não reconheço.

Foi uma manhã de debate interessante