segunda-feira, 23 de novembro de 2009

MST desarma acampamento na curva do S


Em cumprimento ao acordo assinado com o governo estadual e o Incra, na presença do ouvidor agrário nacional Gercino da Silva, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra desmontou o acampamento instalado às margens da PA 150, no local conhecido como curva do S, próximo ao município de Eldorado dos Carajás. Os acampados haviam interrompido o trânsito de carros e caminhões na última sexta-feira.

A desocupação começou nesta quinta-feira, 12, por volta das 16 horas. As 400 famílias seguiram em comboio formado por ônibus e caminhões, escoltados pelo Grupamento Tático da Polícia Militar, rumo à fazenda Maria Bonita, no mesmo município. Na fazenda, o movimento mantém acampamento, onde reivindicam a desapropriação da terra para fins de reforma agrária.

O fim dos bloqueios a rodovias fora um dos itens do acordo assinado na noite de ontem. Entre outros pontos, o MST se comprometeu a parar com as depredações nas fazendas ocupadas. O Incra e o Iterpa se comprometeram a agilizar o processo de reforma agrária.

Segurança - As polícias civil e militar estão atuando nos municípios de Eldorado dos Carajás e Xinguara para conter a onda de violência que assolou a região nos últimos dias. Diversos inquéritos policiais form abertos, com pedidos de prisão preventiva e mandados de busca e apreensão encaminhados à justiça e que estão sendo cumpridos.

Em Eldorado, a polícia militar manteve tropas de prontidão na curva do S, para evitar que os manifestantes bloqueassem novamente a rodovia, prejudicando o ir e vir de milhares de veículos, nesta que é a principal rota de ligação entre as regiões sudeste e sul do estado.

Em Xinguara, policiais da Deca e Dioe, bem como da Tropa de Choque da PM, estão atuando para o cumprimento de mandados de prisão no interior da fazenda Espírito Santo. Na semana passada, um grupo de invasores destruiu e saqueou os retiros Ceita Coré, Sete Estrelas e Baixa da Égua.

Na manhã desta quinta-feira, 12, os policiais alcançaram o acampamento dos invasores. Após reunirem os ocupantes num barracão, os policiais da Deca iniciaram a revista nos barracões, onde encontraram televisões, aparelhos de DVD, antenas, utensílios agrícolas e documentos contendo listas de nomes de pessoas, possivelmente os ocupantes.

Os policiais tentaram cumprir o mandado de prisão da pessoa conhecida como Boca Cheia, mas dada a geografia da área, os procurados puderam fugir pela mata fechada. Contudo, os policiais encontraram a barraca que seria de Boca Cheia, onde uma panela de comida estava no fogo.

De acordo com o coronel Leitão, subcomandante da PM, "há uma determinação de governo para manter-se as vias com livre acesso, garantindo o direito constitucional de ir e vir de cada cidadão". O coronel lembrou ainda que as reintegrações de posse estão em andamento na região do Baixo Tocantins, e que em breve serão realizadas na região sul e sudeste do estado.

Nenhum comentário: