terça-feira, 13 de abril de 2010

Chapa Majoritária

A candidatura de Fernando Yamada ao governo estadual pelo PTB, lançada na tribuna da ALEPA por Joaquim Passarinho, para alguns alguns observadores da política paraense representou o surgimento de uma terceira via. Para outros, apenas um balão de ensaio.

De cara, houve um espanto geral, seguido de uma série de manifestações de desdém pela pré-candidatura. Avalio que ela serviu para cobrar um postura daqueles que tem pressionado por alternativas às candidaturas de Ana Júlia e Simão Jatene, pré-candidatos assumidos. Em especial, Jader Barbalho.

O velho morubixaba foi sem dúvida o maior abalado pelo anúncio de Yamada, assim como pela licença de Anivaldo Vale da vice-prefeitura de Belém. Numa dança-de-rato-sapateado-de-catita que já está passando da validade, Jader não assume a que cargo vai concorrer, deixando seus possíveis aliados sem saber o que fazer.

Um dos incentivadores da terceira via, sem nunca anunciar que nome a representaria, Jader se viu pressionado a abraçar o nome de Yamada. O vacilo do morubixada apenas demonstrou o que todos já sabiam: terceira via de ** é ****. Ou seja, Jader tentou usar PTB e PR como massa de manobra nas suas tentativas de conquistar um pedaço maior do bolo governista.

A consequência da falta de consequência de Jader em suas articulações é o isolamento. O morubixaba está só. Nem mesmo o deputado Vic Pires Franco o adula mais. O resultado do jogo de esticar a corda é que ela pode arrebentar.

PTB e PR estão cada dia mais próximos de Ana Júlia. Vic e Jordy estão de braços dados com Jatene. Restará a Jader torcer pela cassação de Duciomar e Anivaldo e esperar pelo reordenamento da cena política para um próximo movimento. Enquanto isso, na festa de Paulo Rocha, os petistas tiram fotos posando de chapa majoritária.

Love is in the air ...

Rola nos bastidores da política paraense boato dando conta de que famoso parlamentar federal estaria apaixonado. Por onde anda, fala de seu amor. Por ser rejeitado, contudo, o parlamentar frequentemente fala mal de sua paixão.

A pessoa por quem o parlamentar está apaixonado o rejeita. Diz que não come desta fruta.

Serra e Dilma: pau a pau ...

Publicada agora há pouco no Blog do Noblat, a pesquisa CNT/Sensus mostra que a disputa presidencial está pau-a-pau. Serra figura em primeiro lugar com 32,7% dos votos. Dilma segue colada atrás com 32,3%. A pesquisa tem margem de erro de 2,2%. Ciro Gomes segue bem atrás com 10,1% e Marina com 8,1%.

No cenário sem Ciro, Serra capitaliza alguns votos a mais, ficando com 36,8% e Dilma 34%. Num eventual segundo turno, apenas dois pontos separam o candidato tucano e a candidata do presidente Lula. 41,7% contra 39,7%.

Numa queda crescente desde o início do ano, o candidato do PSDB busca de todas as formas se fortalecer antes do início da corrida eleitoral. Após o duro golpe que foi a prisão do virtual candidato a vice de sua chapa, José Arruda, Serra aumenta o assédio sobre o governador tucano de Minas Gerais, Aécio Neves.

Pela foto podemos concluir que Aécio quer distância e Serra. Preste atenção como ele empurra o paulista e tenta evitar a “beijoca”. É o famoso abraço de afogado...